Nascido no charmoso vilarejo de Praia do Forte, Litoral Norte da Bahia, com 22 edições no Brasil, o Festival Tempero, que celebra a cultura, a música instrumental, o turismo e a gastronomia, chega a Portugal, em Lisboa e Cascais, com a
Curadoria da Chef baiana e brasileira Tereza Paim, e do Chef português Vitor Sobral.
Em 2017, o Festival cresce e ganha uma nova etapa na capital baiana, cidade de Salvador, com o mesmo conceito e formato do Festival em Praia do Forte: Reunindo um Circuito com os melhores restaurantes da cidade e um Evento Cultural com apresentações de Música Instrumental, Cozinha Show e as mais variadas atividades, o Festival logo se tornou parte do calendário da cidade, trazendo mais uma opção de lazer para baianos e turistas.
Elegendo um tema inédito a cada ano, que valoriza os ingredientes locais, desafiamos Chefs a elaborarem pratos exclusivos que ficam em cartaz durante os dias de realização do Festival e muitos deles, até hoje estão presentes nos cardápios das casas participantes. Em paralelo, desenvolvemos roteiros turísticos que estimulam o público a redescobrir as atrações de cada destino, combinando os passeios com a visita aos restaurantes do Circuito.
A Música Instrumental, através do apoio da Lei de Incentivo Federal à Cultura é uma das marcas registradas do evento, com shows de artistas locais e nacionais. Todo acesso do público é gratuito e com acessibilidade embalando uma verdadeira festa de cultura, sabores e sentidos.
Em 2022, o Festival da Música Instrumental, da Cultura, do Turismo e da Gastronomia, atravessa o Atlântico e chega a Portugal. De 11 a 20 de novembro, o evento acontece em Lisboa e Cascais, seguindo o conceito das edições brasileiras do evento, com formato adaptado na primeira edição 'além mar', o Tempero Portugal conjuga a identidade e a cultura dos dois países. Um produto cultural e turístico, e que, a partir de agora, passa a contemplar três destinos e três edições anuais.
Esta primeira edição do Tempero Brasil Portugal, que tem como chefs curadores Vitor Sobral, grande expoente da gastronomia portuguesa e a embaixadora da gastronomia baiana, Tereza Paim, terá como tema “Brasil e Portugal - Uma mistura de sabores”.
Desde a sua concepção, o Tempero promove a música, a culinária e a arte como valorização regional, desenvolvendo o empreendedorismo e a economia criativa, na certeza de poder encantar o público com a união das culturas portuguesa e brasileira e sua rica gastronomia.
Citado em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, como uma das três principais atrações da região, junto com o São João e o Reveillon, o Tempero atrai pessoas das mais diferentes localidades, e desde 2019 integra o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, por sua importância para o destino.
Ministério do Turismo apresenta: